Coisas de MS: jaguatirica é encontrada ‘descansando’ em cama de criança
Imagina você chegar em casa, cansado após ter ido curtir um show no centro da cidade, e ao entrar no quarto dar de cara uma jaguatirica? Pois bem, foi isso o que aconteceu com uma família de Nioaque na última segunda-feira (18). A Polícia Militar Ambiental (PMA) precisou ser acionada para fazer o resgate do animal silvestre em segurança.
De acordo com o registro da ocorrência, naquela noite a família havia ido assistir ao show do cantor Almir Sater em celebração ao aniversário da cidade. No entanto, os moradores deixaram a janela de um dos quartos da casa aberta para ventilar, algo bem típico dos municípios do interior do Estado.
Com isso, a jaguatirica acabou entrando e deitou na cama de uma criança. Quando os moradores retornaram, foram surpreendidos pela presença do felino, que só notaram depois de escutarem um barulho diferente vindo do quarto. No ato, eles chegaram a acreditar que se tratava de um filhote de onça-pintada, animal símbolo do Pantanal Sul-mato-grossense.
Com medo de que o bicho pudesse avançar e ferir alguém, em especial o bebê de seis meses da família, eles acionaram a PMA e a Patrulha Rural. De acordo com o morador, de 53 anos, ao ver o animal ele imediatamente fechou o cômodo. Ao atender o chamado, os policiais percebeu que na verdade, o “filhote de onça”, era uma jaguatirica fêmea e adulta, da espécie Felis Pardalis ou Leopardus pardalis.
A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis. Pode ser encontrada em diversos habitats como nas florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues.
A jaguatirica é um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento. Possuem uma cauda mais curta do que outros felinos, com comprimento aproximado entre 25 a 40 cm. Sendo assim, com a cauda podem medir até 1,40 metros. Em relação à altura, elas possuem cerca de 50 cm. Geralmente, pesam entre 7 e 16 kg.
Como a maioria dos felinos, é um animal noturno. Ou seja, ela dorme de dia e à noite sai para caçar. Embora possa ser encontrada caçando de dia. É um animal solitário e territorialista. Seu território é marcado por fezes ou urina. Ela possui grande habilidade, inclusive para escalar árvores. Alguns casos, podemos ver as jaguatiricas nadando para caçar peixes.
Nas patas dianteiras elas possuem cinco dedos com garras, e nas patas traseiras, quatro dedos com garras. Suas unhas são bem afiadas, uma vez que constantemente afiam nas árvores. A pelagem desses animais é curta, macia e brilhante, com coloração que pode variar entre amarela, preta, cinza, marrom e branca. Possuem manchas e listras no corpo todo, sendo que na barriga são mais claras.
Ela se alimenta da carne de outros animais menores, por exemplo: mamíferos, peixes, répteis, roedores, aves, dentre outros. Possuem dentes bem afiados que facilitam a digerir seus alimentos. Importante destacar ainda que a jaguatirica está na lista dos animais em extinção desde o final da década de 80.