Em MS, 60 candidatos já estão com os seus dados disponíveis no site Divulcand
Mato Grosso do Sul já registra no site de divulgação e prestação de contas eleitorais, o Divulcand, seus primeiros candidatos aos cargos em jogo no pleito de logo mais. O sistema entrou em funcionamento no último dia 25 de julho e pode ser acessado por todos os brasileiros, da mesma forma que nos anos anteriores, com acompanhamento por região e Estado.
Até às 18 horas desta segunda-feira (1º), apenas um candidato a governador havia registrado o seu nome na plataforma: trata-se do advogado Adônis Marcos de Souza, que tem como vice o empresário Ilmo Cândido de Oliveira, ambos da federação formada pelo PSOL e REDE. Clique aqui para acessar o site.
A federação também tem o único candidato a senador cadastrado até agora, Anizio Tocchio, com Márcio Benites de primeiro suplente e Diana Sheila de segunda suplente. Além disso, são 38 candidatos a deputado estadual, sendo 18 do PSB, 10 do PSOL e 10 da REDE. E também 27 para deputado federal, sendo seis do NOVO, cinco do PSB, cinco do PSOL, três do REDE, e oito do Solidariedade.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os pedidos dos registros de candidaturas são feitos a partir das convenções partidárias, que iniciaram no último dia 20 e encerram em 05 de agosto. No caso de Mato Grosso do Sul, vários partidos já realizaram suas convenções, porém, ainda não tiveram os dados publicados, como o União Brasil, PSD, Patriotas e o PT.
Também é possível ver o número que o candidato usará na urna eletrônica, bem como ter acesso ao perfil socioeconômico de todos os postulantes e até mesmo dos dados declarados em eleições anteriores que este disputou. “O sistema DivulgaCandContas é abastecido de acordo com a oficialização do registro de candidaturas para o pleito marcado para outubro desse ano. As eleições ocorrerão em 2 de outubro (primeiro turno) e em 30 de outubro (eventual segundo turno)”, detalha o TSE