Quadrilha colocava óleo na vela do motor de carros de idosos e oferecia falso mecânico para consertar
A Derf (Delegacia Especializada em Repressão a Crimes de Roubos e Furtos) prendeu uma quadrilha que aplicava golpes contra idosos em Dourados e Campo Grande. De acordo com a investigação, os criminosos colocavam óleo nas velas dos motores dos carros das vítimas para depois oferecer o conserto e cobrar um valor alto pelo serviço.
Uma operação foi desencadeada nesta sexta-feira (02) para prender os envolvidos, sendo estes três homens de 34, 26 e 25 anos. As primeiras vitimas foram feitas em Dourados, depois, se mudaram para Campo Grande, onde vinham fazendo novas vítimas. Com a quadrilha, a polícia encontrou um equipamento para abrir o capô e colocar o óleo na vela, causando fumaça.
Na ação, parte dos golpistas ficava monitorando possíveis vítimas dentro de supermercados, sendo a preferência pessoas da terceira idade. Após as vítimas saírem do estabelecimento, elas eram abordadas por um meliante do grupo, que vinha até o alvo alertando sobre uma fumaça que estaria saindo de dentro do motor do veículo. Na conversa, aproveitando do desespero da vítima, o golpista diz que conhece um mecânico e então o aciona por telefone.
O mecânico chega rapidamente até o estacionamento do mercado e já soluciona o problema, cobrando cerca de R$ 30,00 da vítima, sempre usando uma máquina de cartão de crédito/débito para recebimento. Porém, algumas vítimas perceberam que os autores haviam debitado um valor muito maior e procuraram a polícia. Depoimento de uma vítima aponta que chegou a pagar cerca de R$ 4.000,00 para o mecânico.
Ainda segundo a investigação do caso, todos os autores são naturais de Guarulhos (SP) e estavam hospedados em um hotel. No quarto usado pela quadrilha foram apreendidos diversos materiais e evidências dos crimes praticados, como uma maleta de ferramentas. Todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Dourados, responsável pela investigação, para a formalização da prisão em flagrante.