Exposição de games volta com 350 consoles e concurso de cosplay
Começa no próxima dia 11 e segue até o dia 31 de outubro o 1° Sesc Geek, exposição que resgata a história dos videogames e traz Museu do Videogame Itinerante como uma das atrações principais. O evento é totalmente gratuito no Shopping Norte Sul Plaza.
Criado há 10 anos em Campo Grande, o Museu do Videogame Itinerante, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano e já passou por 18 estados brasileiros, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus.
Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.
Em uma área de cerca de mil metros quadrados, a exposição “50 anos de videogames” mostrará a evolução do mercado mundial no setor que, atualmente, fatura cerca de 150 bilhões de dólares ao ano.
Com curadoria de Cleidson Lima, haverá entre os destaques o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).
Para aqueles que curtem dançar e suar, outra atração será o palco movimento. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso de dança e faturar brindes e prêmios.