Augusto SamaniegoGeralPolicial

Cão Brasileiro Léo morre após ser espancado por irmãos em Corumbá

Colunista Augusto SamaniegoCorumbá/MS

A Polícia Civil de Corumbá, por meio do Setor de Investigações Gerais, prendeu em flagrante nesta segunda-feira, 15 de janeiro, dois, acusados de matarem com de requinte crueldade, um cachorro, com golpes de madeira e enforcado com uma corda.

O Cão Brasileiro Léo que tinha tutor, e gostava de passear no seu bairro Centro América em Corumbá-MS, deitou na calçada dos irmãos, de 71 e 52 anos, e o homem de 71 anos, pegou um pedaço de madeira e passou a agredir o cachorro. Em seguida, em posse de uma corda, o homem laçou o pescoço do animal e passou a apertar com a intenção de enforcá-lo.

A mulher de 52 anos, passou a auxiliar o agressor, pegou a corda e arrastou o animal até a casa da vizinha, enquanto o autor ia atrás golpeando o animal sem parar. Na frente da residência, o autor voltou novamente a enforcar o cachorro que, neste momento, já soltava sangue pela boca.

As agressões só pararam após populares intervirem e dizer que acionaram a polícia. Os investigadores encontraram o animal agonizando e com diversas marcas de agressões pelo corpo.

Um grupo de voluntários da causa animal ajudou em conjunto com a polícia, e prestou atendimento veterinário, mas ao chegar no local o cachorro já havia morrido.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos autores que posteriormente foram encaminhados ao plantão da 1ª DP de Corumbá onde permanecem a disposição da justiça.

Reclusão e multa

Após autuadas por maus-tratos, as pessoas podem, em alguns casos, cumprir pena de detenção, que varia de acordo com a ação realizada contra o animal.

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, por exemplo, a pena é de detenção de três meses a um ano e multa.

Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

Quando se tratar de cão ou gato, a pena é de reclusão de dois a 5 cinco anos, multa e proibição da guarda (incluído pela Lei nº 14.064, de 2020). A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Como denunciar

Denúncias de maus-tratos a animais e de outros crimes, podem ser feitas pelo telefone da Polícia Civil de Corumbá: (67) 3234-7111.

Alguns voluntários e protetores independentes da causa animal estão preparando uma homenagem ao Cão Brasileiro Léo que virou uma estrelinha.

Até quando vamos admitir estes casos de maus-tratos com requintes de crueldade em nossa cidade.

Estamos acompanhando o desfecho deste caso monstruoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *