Geraldo Alckmin é indicado pelo PSB para ser vice de Lula nas eleições deste ano
Foi pré-oficializada nesta sexta-feira (08) a primeira chapa completa que disputará a presidência da República nas eleições deste ano. O pré-candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) terá como vice-candidato o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB).
O anúncio da indicação do nome de Alckmin para ser vice de Lula ocorre em um evento dentro de um hotel na Zona Sul de São Paulo (SP), reunindo os dois políticos e outras lideranças partidárias.
Ao discursar sobre a aliança, Lula citou a experiência de Geraldo Alckmin e enalteceu o seu currículo. “Nós vamos precisar da minha experiência e da experiência do Alckmin para reconstruir o país, conversando com toda a sociedade brasileira”, disse o pré-candidato a presidente.
Em seguida, Lula citou que a união entre PT e PSB une projetos diferentes, mas com princípios iguais e que, em comum, querem o melhor para o País. “Nós temos que provar para a sociedade brasileira que esse país precisa de amor, não de ódio, precisa de emprego, não de arma. Estamos dando uma demonstração muito forte ao Brasil hoje”.
Geraldo Alckmin também discursou. “Aqui foi bem explicitado o momento grave que nós estamos vivendo, na realidade não é hora de terrorismo, é hora de generosidade, grandeza politica, desprendimento e união. Política não é uma área de solitária, a força da política é centrípeta, nós vamos somar esforços aí pra reconstrução do nosso país”.
Conforme explicado pelos líderes partidários, a decisão de indicar Alckmin já foi aprovada pela executiva do PSB. Agora, o PT recebe a indicação e a levará para a executiva do partido, que precisa votar a aprovação.
Ao longo da história, os dois já se enfrentaram para o cargo de presidente do Brasil. Em 2006, no segundo turno da eleição presidencial, Lula acabou sendo reeleito para o segundo mandato. Geraldo Alckmin também concorreu ao mesmo cargo em 2018, quando ficou na quarta colocação, atrás de Jair Bolsonaro, Fernando Haddad e Ciro Gomes.