GeralMunicípios

Tempestade faz o céu escurecer em cidades de MS; Ponta Porã registra granizo

As regiões Sul, Central e Oeste de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de temporal neste sábado (23) e algumas cidades já registram uma quantidade considerável de chuva que se acumulou durante as primeiras horas da manhã. Em Dourados, por exemplo, já são 50 milímetros registrados pelo Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. Em Campo Grande, o céu escureceu logo às 07 horas, com rajadas de ventos em alguns bairros e agora chove em diferentes pontos.

Ainda segundo a meteorologia, no caso de Dourados, este acumulado corresponde a metade do volume esperado para todo o mês de abril, que é de 107 milímetros. Nos últimos 23 dias, ainda segundo os dados da Embrapa, já são 150 milímetros de chuva na região.

Também está chovendo forte na cidade de Rio Brilhante, até o momento são 35 milímetros de precipitação. Não muito longe, em Ivinhema, os dados indicam para 16,7 mm.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial de tempestade com possibilidade de queda de granizo em Mato Grosso do Sul. O alerta vale até 17h23 de hoje especialmente nas cidades da Grande Dourados, Ponta Porã e em Campo Grande.

Conforme o comunicado, há risco de chuva com ventos de até 60 km por hora e queda de granizo em MS. Quem precisar precisar sair de casa tome alguns cuidados, como não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade.
Tempestade faz o céu escurecer em cidades de MS; Ponta Porã registra granizo
Granizo destruiu plantações na fronteira com o Paraguai (Foto: Leitores)

Fronteira teve granizo

Tempestade faz o céu escurecer em cidades de MS; Ponta Porã registra granizo
Pedras de gelo tinham o tamanho de um limão, segundo leitores.

Na sexta-feira (22), a região da fronteira com o Paraguai também sentiu os efeitos da mudança climática. Na zona rural dos Assentamentos de Itamarati e Amparo, ambos em Ponta Porã, houve registro de granizo. Fotos enviadas ao site EnfoqueMS mostram que as pedras de gelo tinham o tamanho de um limão e provocaram estragos na plantação.

A tempestade veio acompanhada de ventos fortes, que destruíram um barracão. Pelo menos oito casas foram destelhadas e diversas residências ficaram sem energia elétrica e internet. Parte do fornecimento foi restabelecido às 22h, mas as equipes da concessionária Energisa continuam trabalhando para resolver o problema.

Segundo o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), as chuvas devem continuar em Ponta Porã pela manhã e a tarde. O domingo também deve ser chuvoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *