Frente fria já é sentida em cidades de MS; previsão é de geada no Sul e Oeste
Campo Grande já está sentindo os efeitos da frente fria vinda da região do Sul do País. Os termômetros, ao longo desta sexta-feira (10), despencaram cerca de 5ºC entre o início da tarde e o começo da noite, saído dos 20ºC para os atuais 15ºC, podendo cair ainda mais durante a noite e a madrugada de sábado (11). Todo o estado de Mato Grosso do Sul está em alerta para declínio na temperatura emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Conforme noticiado pelo Enfoque MS durante toda essa semana, é esperada um frio recorde para o ano neste final de semana, especialmente nas regiões sul e oeste do Estado. Em Ponta Porã, a expectativa é que possa gear na próxima semana, quando a cidade deve registrar temperaturas de até 3ºC e a sensação térmica de -1ºC.
O recorde de menor temperatura mínima de Campo Grande foi de 7,1ºC, registrado no dia 19/05/2022 pelo Inmet.
No fim de semana, as instabilidades diminuem e o ar frio ganha força. As madrugadas e manhãs serão bem frias e mesmo com a presença do sol, as temperaturas não sobem muito. A semana que vem começa gelada e com risco de geada no sul do estado. O amanhecer frio causa o fenômeno nas primeiras horas do dia em cidades como Ponta Porã e a Capital, podendo acarretar uma das tardes mais frias do ano até o momento.
Em Dourados, segunda maior cidade do Estado, a queda na temperatura foi ainda mais bruta nesta sexta-feira, a máxima de 20ºC durante a tarde ficou em 12ºC por volta das 18 horas. Por lá, a expectativa é de geada na madrugada de domingo (12), quando os termômetros marcarão 4ºC e 6ºC no dia seguinte.