Vacinação contra Covid-19 para pessoas de 40 anos em Campo Grande começa somente na segunda-feira
Autorizada pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (17), a aplicação da quarta dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 40 anos de idade em Campo Grande vai começar somente na próxima segunda-feira (20). De acordo ocm a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), mesmo o procedimento estando liberado já a partir deste sábado (18) em todo o Mato Grosso do Sul, na Capital a aplicação para esse público vai começar somente na próxima semana.
A vacina da quarta dose só poderá ser administrada na população após 4 meses da aplicação da terceira dose. Além das pessoas de 40 anos ou mais, idosos a partir de 60 anos, indivíduos imunocomprometidos com 18 anos de idade e trabalhadores de saúde, também devem receber a quarta dose.
Campo Grande foi uma das primeiras capitais do país a ampliar o público da quarta dose, baixando a faixa etária para pessoas de 50 anos ou mais, em março deste ano. A estimativa da Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau é de que aproximadamente 44,8 mil pessoas entre 40 e 49 anos que receberam a terceira dose sejam vacinadas.
Até o momento, 725,2 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose em Campo Grande, o que representa 80.04% de toda a população. Destas, 688,3 mil receberam a segunda dose ou dose única, 378,7 mil a terceira dose e 95,2 mil a quarta dose, totalizando aproximadamente 1,8 milhões de doses aplicadas.
Quem tem 12 anos ou mais e concluiu o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses poderá receber a terceira dose em qualquer um dos pontos, assim como quem precisa faça parte dos seguintes grupos: pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com alto grau de imunocomprometimento. Para todos estes públicos será aplicada a quarta dose e é necessário ter um intervalo de quatro meses da terceira dose.
Vacinação neste final de semana
Neste sábado o plantão se imunização para Covid-19 e Influenza atenderá em apenas três unidades de saúde, das 7h30 às 17h, sem intervalos para almoço.
A vacina contra a Gripe estará disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, idosos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, população indígena, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também precisam buscar por uma unidade de saúde.
Onde se vacinar?
Unidades de Saúde – 7h30 às 17h
Anhanduizinho
- UBS Dona Neta
Bandeira
- USF Moreninha
Centro
- UBS 26 de Agosto