Política

Após fotos nas redes sociais, MP abre inquérito para investigar promoção pessoal de prefeito

A investigação contra o prefeito Willian Fontoura de Pedro Gomes partiu de pedido do vereador Jairo Santos do Patriota

Após o prefeito da cidade de Pedro Gomes, Willian Fontoura (União), publicar dezenas de fotos nas redes sociais [Instagram e Facebook] da prefeitura, o MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito civil para investigar se o chefe do Executivo está cometendo autopromoção ou algum crime que possa configurar improbidade administrativa.

A acusação inicial foi protocolada em 9 de maio, pelo vereador Jairo dos Santos (Patriota). Ele denuncia que o prefeito está violando o princípio da impessoalidade, e que usa o site e redes sociais da prefeitura para promoção pessoal.

O parlamentar pediu abertura de inquérito sob pena de improbidade administrativa e ressarcimento ao erário público. Além disso, pediu a suspensão de divulgação das redes sociais que possam caracterizar promoção pessoal.

Por sua vez, o promotor de Justiça substituto, Thiago Barile Galvão de França, evoluiu a notícia fato para inquérito civil, em 13 de junho.

As denúncias dizem que “as publicações do gestor público nas redes sociais ‘Instagram e Facebook’ visaram, aparentemente, personalizar sua passagem na administração pública municipal, perenizando seus efeitos e agregando dividendos eleitorais à sua figura pública, configurando, em tese, ilegal promoção política pessoal”.

A “marca pessoal” em atos de gestão não são possuem caráter educativo ou informativo e para o MP deve-se investigar possível conduta de desrespeito e afronta aos ditames da Constituição da República.

Agora, o promotor determinou que a investigação vasculhe as redes sociais e analise as publicações das páginas “a fim de localizar eventuais publicações que promovam a imagem pessoal do Willian Fontoura.”

O que diz o prefeito?

A situação sobre o inquérito civil e pedido de posicionamento do prefeito foi encaminhada via e-mail ao gabinete e aguardamos retorno. O espaço está aberto.

Inquérito Civil nº06.2022.00000650-0. (Topmidia news)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *