Geral

Dia dos Bombeiros: uma salva de palmas para quem só pensa em salvar vidas

Era dia 22 de junho quando o Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros (GOA) foi acionado para mais uma ação de salvamento. A ocorrência, na ocasião, era para socorrer um idoso de 83 anos que se passava mal na Fazenda Nova Esperança, em Corumbá, bem no meio do Pantanal Sul-mato-grossense. Por ser uma região de acesso complicado, somente através do uso de uma aeronave aquela vida em risco poderia ser salva.

O idoso, conforme o registro, apresentava crise hipertensiva e estava altamente debilitado quando foi prontamente resgatado pelo transporte aeromédico e conduzido até o Aeroporto Internacional de Corumbá e, em seguida, levado até uma unidade de saúde pela viatura do 3º Grupamento de Bombeiros.

Em um caso deste, o deslocamento de uma viatura dos Bombeiros por rotas terrestre ou fluvial demoraria desde horas até a dias, colocando a vida do paciente em risco. Através do GOA, o idoso foi rapidamente transferido com agilidade pela aeronave Bombeiro 03 para a unidade de saúde em Corumbá em apenas 50 minutos e com todo suporte necessário. Para salvar uma vida, o tempo é um requisito fundamental.

Salvar vidas, aliás, é o objetivo de qualquer bombeiro militar que, durante o atendimento da ocorrência, não se importa com as diferenças sociais, culturais, ideológicas ou qualquer outro ponto que envolva o individuo em situação de resgate. O foco central é promover o socorro seja da vítima ou do responsável pelo sinistro. E assim fazem sempre, como verdadeiros heróis, mas sem máscara, pois não há necessidade de esconder suas identidades.

Neste sábado (02), é celebrado o Dia Nacional do Bombeiro Militar. Foi em 1856 que o imperador Dom Pedro II assinou um decreto criando no Brasil o Serviço de Extinção de incêndio. A escolha da data para ser o Dia do Bombeiro foi oficializada um século depois, em 1954, no mesmo ato que criou a Semana de Prevenção Contra Incêndios. Através do telefone nacional 193, a corporação atende desde a extinção do fogo até salvamentos e resgates de pessoas e animais.

As principais ocorrências são: asfixia, afogamentos, quedas e traumas que proporcionem perigo à vida, acidentes de trânsito com pessoas feridas, tentativas de suicídio, salvamento em matas e florestas, dentre outros casos. Dados do site do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul apontam que, atualmente, a Corporação conta com um efetivo total de 176 Oficiais, 1.395 Praças e 15 Oficiais convocados e 32 Praças designados. Você pode conhecer a história dos Bombeiros de MS clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *