Capital

Estudante da REE vencedora do Programa Jovem Senador 2022 participa de sessão no Congresso

A Estudante Maria Eduarda Jucá Ojeda, 15 anos, do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, de Campo Grande, participou no dia 27 de junho, da sessão solene no Senado Federal, para a eleição da mesa diretora do Programa Jovem Senador edição 2022. A estudante esteve participando de 27 a 1º de julho, de uma vivência da rotina legislativa. Acompanhada do seu orientador, o professor Claudomiro Almeida Santos.

Vivência

Estudante Maria Eduarda participou de sessão solene no Senado Federal

Todos os estudantes que concorrem no concurso de redação são do ensino médio, de escolas públicas estaduais de todo o país. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção inclusos, cada jovem senador e seu professor orientador ganharam um notebook como prêmio.

Os autores dos textos vencedores estão em Brasília para participarem da Semana de Vivência Legislativa, no período de 27 de junho a 1 de julho, passando pelo processo de discussão e elaboração das sugestões legislativas.

Este ano a edição do Programa Jovem Senador, teve como tema o Bicentenário da Independência, 200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã.

O trabalho dos jovens simula a atuação dos senadores da República, numa legislatura com quatro dias de duração. Começando com a posse e eleição da Mesa e terminando com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições ao colegiado. Destas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei e duas seguiram como propostas de emenda à Constituição (PECs).

Para mais informações sobre o Concurso de Redação Jovem Senador 2022, acesse o site: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/home/noticias-1/releases/2022/05/divulgados-nomes-dos-jovens-senadores-de-2022 .

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