Corredor de ônibus na Rua Rui Barbosa deve começar a funcionar em setembro e estacionamento será proíbido na via
A Prefeitura espera que a partir do mês de setembro deste ano comece a funcionar o corredor do transporte público na principal via usada pelos ônibus no centro da cidade. A Rua Rui Barbosa ganhou cinco estações de embarque no trecho entre os cruzamentos com a Rua Chile até a Avenida Mato Grosso, na altura da Santa Casa. As estruturas seguem o modelo realizado nas Ruas Guia Lopes e Brilhante, sendo instaladas no meio da pista de rolagem por onde embarcarão e desembarcarão os passageiros pelo lado esquerdo.
Na Rui Barbosa passam, em média, três ônibus por minuto, sendo 59 itinerários diferentes que ligam os bairros até o centro da cidade. O corredor terá uma extensão de 6,1 km. Segundo a diretora-adjunta da Agetran Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran , Andréia Figueiredo, este formato permite que o usuário embarque e desembarque com segurança, além de deixar livre as calçadas para os pedestres.
“Colocar as estações no passeio público tiraria o espaço de quem está a pé, cadeirantes, mães levando os filhos no carrinho de bebê, além de dificultar o acesso aos estabelecimentos comerciais localizados perto dos pontos”, explicou.
Ainda segundo a Agetran, com os ônibus circulando num corredor estruturado com sinalização semafórica ajustada em tempo real, a velocidade média dos veículos deve aumentar de 16 para 25 km/h, reduzindo o tempo de espera dos usuários sem necessidade de aumentar a frota em circulação.
A experiência do primeiro trecho do corredor sudoeste (Guia Lopes/Brilhante) mostrou, na prática, que o projeto traz resultados. O tempo da viagem dos ônibus entre a Avenida Afonso Pena e o Terminal Bandeirantes, diminuiu 5 minutos.
Andréia reforçou que não haverá prejuízo para as conversões à esquerda, que continuarão sendo feitas pela pista do corredor. Ele também garantiu que a circulação de veículos também não será prejudicado, sendo preservadas as duas faixas de rolamento existente.
“Hoje, antes da entrega do corredor, a pista da direita é reservada a estacionamento, a da esquerda é a faixa exclusiva do transporte coletivo. A única diferença agora é que nas 5 quadras onde haverá estações de embarque será proibido estacionamento”, acrescenta.
Estações
As estações terão 40 metros de cumprimento, câmeras de monitoramento, acesso a wi-fi e iluminação inteligente para aumentar a claridade e garantir mais segurança aos usuários durante a espera do coletivo. Os passageiros poderão acessar o itinerário das viagens em tempo real, via QR-Code. Foram instalados sensores embaixo do asfalto que farão a comunicação do sistema com os veículos.
Ao longo do corredor de ônibus da Rui Barbosa, entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, estão programadas estações na esquina da Rua Cândido Mariano; entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco. No trecho acima da Avenida Fernando Correa da Costa, as estações ficarão nas seguinte quadras: entre a Afonso Pena e Barão do Rio Branco; entre as ruas Calarge e Tonico de Carvalho; entre as ruas Bariri e Professor Severino Ramos de Queiroz; e as ruas Aluizio de Azevedo e a Rua Dr.Aníbal de Toledo.
No trecho mais central da Rui Barbosa haverá reforço da iluminação pública, com 119 postes complementares que trarão ainda mais segurança durante a noite na região central, da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso. No trecho há vários estabelecimentos que funcionam à noite, como farmácias, instituições de ensino e igrejas, além de ser um dos corredores de ônibus mais importantes da cidade.
A iluminação será toda de lâmpadas LED. A tecnologia consome menos energia elétrica se comparada à tradicional. Além disso, as lâmpadas do tipo LED têm maior capacidade de iluminação e não emitem calor, garantindo conforto e segurança para quem transitar pela região.