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Jovem de 13 anos aposta em pipoca doce para empreender em Sonora

Na família Saraiva de Almeida do município de Sonora, em Mato Grosso do Sul, o amor pelo empreendedorismo passa de geração para geração. Como elas mesmas dizem, “vender está no sangue”. No caso, está no sangue da Geruza, 41 anos, e de sua filha, Geovanna, 13 anos. As duas são mulheres determinadas que enxergam nos desafios a oportunidade da mudança.

A história delas com o empreendedorismo começou lá atrás, quando Geruza, ainda bem jovem, ajudava a mãe a vender doces. Essa ajuda se tornou paixão, isso porque ela encontrou nessa atividade um caminho para a independência financeira e a realização pessoal. Os anos se passaram e Geruza seguiu trabalhando com vendas e representação comercial. Foi neste meio que Geovanna nasceu e cresceu.

Por já estar imersa nesse mundo dos negócios, não demorou para que Geovanna também começasse a empreender e, assim como a mãe, vender doces. Seu primeiro empreendimento surgiu quando ela ainda tinha 9 anos. “Eu queria muito um celular, mas minha mãe me disse que eu só ia ganhar quando fizesse 15 anos. Isso ia demorar muito tempo [risos], então eu fiquei pensando em como eu poderia ganhar meu dinheiro. Nessa época, teve o auge das pipocas de leite ninho, todo mundo comia ou queria experimentar. A gente também queria provar, então fizemos em casa e adoramos. Foi aí que me veio a ideia de vender pipoca de leite ninho. Assim nasceu o ‘Pipocas da Geovanna’.”

Jovem de 13 anos aposta em pipoca doce para empreender em Sonora
As famosas “Pipocas da Geovanna” Foto: Arquivo pessoal

A ideia, que surgiu de forma despretensiosa, deu certo. Geovanna comprou o celular que tanto queria e mais. Orientada pela mãe, ela estudou, aprendeu a fazer precificação e usou parte do dinheiro para reinvestir. Com o tempo, surgiu o desejo de expandir e elas decidiram vender pipoca com chocolate, brigadeiro e pudim. A empresa, então, se tornou “Delícias da Geovanna”.

O empreendimento foi crescendo e com isso os convites surgiram. Um dos mais marcantes e especiais foi o convite para participar do “Dia da Oportunidade”, organizado pelo Sebrae. Elas contam que foi um momento importante na trajetória da empresa. “Às vezes a gente acha que ninguém tá percebendo o nosso esforço, mas não é verdade. A gente ficou muito feliz de ser notada pelo Sebrae. Era algo que não esperávamos. ‘O Dia da Oportunidade’ foi simplesmente perfeito. Muito legal mesmo. Graças ao Sebrae, depois de lá nós fomos convidadas para participar de outros eventos e as encomendas aumentaram”, comenta Geruza.
Jovem de 13 anos aposta em pipoca doce para empreender em Sonora
Empreendedorismo de mãe para filha

Mesmo com todo esse sucesso, Geovanna diz que ainda não está satisfeita e que tem planos para o futuro. “Eu tenho vontade de aprender cada vez mais, fazer curso e investir no futuro. O próximo passo é comprar minha primeira máquina de cartão. Meu sonho mesmo é ter a minha própria confeitaria.”

Quando perguntei para a Geruza o que pensa de tudo isso, ela ficou muito emotiva. Ela sabe que a filha está pronta para enfrentar os desafios que vierem, tanto no ramo de vendas quanto na vida. “É muito legal pra gente, como mãe, ver o sucesso dos nossos filhos. Eu sinto muito orgulho dela e de tudo que ela já conquistou e tem conquistado. Fico emocionada de ver ela tão nova com esse pensamento, essas atitudes. Esse ramo pode ser difícil, exige muito da gente e eu fico feliz de saber que a gente pode contar com o Sebrae.”

Para informações sobre as demais ações do Sebrae/MS entre em contato por meio do número 0800 570 0800.

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