Senadora Soraya Thronicke é anunciada como pré-candidata à presidente da República
A senadora Soraya Thronicke foi anunciada nesta terça-feira (02) como pré-candidata à presidente da República pelo União Brasil. Com isso, Mato Grosso do Sul passa a ter dois nomes na disputa do cargo político mais importante do País nas eleições deste ano, algo jamais visto e que confirma o bom momento do Estado no cenário nacional.
Em coletiva de imprensa realizada em São Paulo (SP), Soraya Thronicke disse que a oficialização da chapa está marcada para a sexta-feira (5), quando ocorre a convenção nacional da sigla.
Ela vai substituir o presidente nacional do próprio União Brasil, Luciano Bivar, que era o nome certo para o pleito, porém, acabou desistindo no último domingo (31). “Resolvi voltar e continuar na Câmara Federal com ajuda de vocês para que a gente possa continuar presidindo o partido com a força que tem nosso partido, nossos parlamentares e todos os que compõem o União Brasil”, justificou na coletiva de imprensa.
Além de Soraya Thronicke, Mato Grosso do Sul também tem a senadora Simone Tebet (MDB) como candidata a presidente da República. Vale citar que o União Brasil chegou a estar próximo de um aliança partidária com o próprio MDB, além do PSDB e do Cidadania, para lançarem em conjunto um único nome ao referido cargo. No entanto, no decorrer das negociações, o União acabou seguindo por um caminho independente.
Outro detalhe importante na candidatura de Soraya Thronicke é o fato de que ela irá enfrentar o seu principal ‘cabo-eleitoral’, o presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL). Quando foi eleita em 2018, a hoje senadora surpreendeu nas urnas derrotando nomes já consagrados da polícia sul-mato-grossense. Ela foi beneficiada através do movimento chamado de ‘onda bolsonarista’, que ajudou a eleger candidatos do extinto PSL, partido ao qual eles faziam parte naquela época e agora se fundiu ao DEM para dar vida ao União Brasil.