Esportes

Santos traz de volta Soteldo, um dos principais nomes do elenco de 2020

O venezuelano Soteldo está de volta ao Santos. O meia foi contratado por empréstimo, sem custos, conforme anunciado nesta quinta-feira (11) pela diretoria do Peixe.

O jogador era um dos principais nomes do time paulista de 2020, que ficou em segundo lugar na Copa Libertadores da América, perdendo a final para o Palmeiras no Maracanã.

O empréstimo é até julho de 2023, com cláusula que dá opção de compra e estabelece valor para a aquisição. Até então, ele estava jogando no Tigres, do México.

O Santos vendeu Soteldo para o Toronto FC, do Canadá, em abril de 2021 e se livrou da punição da Fifa que o impedia de contratar novos jogadores. Na ocasião, o Peixe não pagou pela compra do atleta ao Huachipato, do Chile.

Este é o terceiro reforço para o técnico Lisca nesta janela de transferências. Recentemente, o Santos assinou com o lateral-direito Nathan, ex-Boavista, de Portugal, até o fim da temporada 2026, e concluiu o empréstimo de Luan, do Corinthians, até o fim da disputa do Brasileirão deste ano.

Xodó do Santos

Soteldo inicou a carreira em seu país, jogando pelo Zamora. Ele passou a se destacar em 2015 e no fim do ano seguinte acabou acertando a transferência para o Huachipato (CHI). Já no início de 2018, o meia-atacante foi emprestado para a Universidad de Chile.

Após chamar a atenção atuando pela ‘La U’, o venezuelano foi contratado pelo Santos FC em janeiro de 2019 e foi um caso de amor à primeira vista. Carismático, muito rápido e uma habilidade invejável, Soteldo foi apresentado com a camisa 10 e assumiu rapidamente o protagonismo no Peixe.

Soteldo após marcar o segundo gol do Santos FC na semifinal da Libertadores de 2020 (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O meia-atacante disputou 105 jogos, anotando 20 gols e distribuindo 17 assistências. O camisa 10 fez parte do elenco vice-campeão brasileiro em 2019 e vice da Libertadores de 2020. Em abril de 2021, porém, o Alvinegro Praiano precisou vender Soteldo ao Toronto, do Canadá, para encerrar o Transfer Ban imposto pela Fifa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *