Municípios

Governo Federal reconhece situação de emergência em cidades de MS

A situação de emergência nos municípios do Pantanal Sul-mato-grossense foi reconhecida pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Uma Portaria nesse sentido foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (12) e disponibiliza R$ 38 milhões para uso emergencial.

A situação de emergência já havia sido decretada pelo Governo do Estado no dia 21 de julho, em decorrência das queimadas e do tempo seco que afeta 14 municípios sul-mato-grossenses nas regiões do Pantanal e do Cerrado. A partir do status de emergência ou calamidade pública, os gestores destes municípios podem solicitar recursos junto ao governo federal, além de contratar empresas e pessoas sem a necessidade de licitações.

De acordo com a Secretaria de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), Mato Grosso do Sul suspendeu toda e qualquer autorização de queima no bioma. “Diante desta situação o Governo tomou a decisão de fazer um decreto de emergência ambiental focado na questão dos incêndios florestais. Nós estamos com uma seca extrema. Também pelo nível dos rios que estão rapidamente baixando o bioma Pantanal e o aumento significativo de incêndios florestais”, destacou o titular da pasta, Jaime Verruck.

O reconhecimento do decreto facilita as ações que estão sendo tomadas pelo governo estadual, pois facilita a busca de apoio de estrutura para o combate de incêndios florestais. “Em função disso nós podemos submeter e solicitar parte desses recursos para combate a incêndios florestais através da Defesa Civil do Estado. Então é mais uma importante ação na busca de prevenção, de redução dos incêndios florestais e também na questão do combate ao fogo em MS”, destacou o secretário.

Ainda segundo Verruck, não é possível fazer prevenção e combate a incêndios de forma isolada, é necessário um trabalho conjunto do poder público e população local. “Estamos fazendo um grande esforço para que este ano nós tenhamos índices de incêndios menores, mesmo com a situação crítica sob o ponto de vista climático. Temos tempo seco, biomassa disponível e elevadas temperaturas”, conclui.

Além dos incêndios estarem destruindo a floresta e áreas de preservação ambiental, também está prejudicando a fauna silvestre. Em uma das regiões, uma cobra sucuri foi resgatada próximo ao fogo. Bombeiros, que atuavam na Operação Pantanal 2022, encontraram o animal enquanto controlavam o fogo na região.

Lista de municípios com situação de emergência reconhecida pelo governo federal:

  1. Anastácio;
  2. Aquidauana;
  3. Bodoquena;
  4. Bonito;
  5. Corguinho;
  6. Corumbá;
  7. Coxim;
  8. Jardim;
  9. Ladário;
  10. Miranda;
  11. Porto Murtinho;
  12. Rio Negro;
  13. Rio Verde de Mato Grosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *