CapitalGeralSaúde

Mais de 1,4 mil crianças foram vacinadas no ‘Dia D’ da multivacinação

O Dia D de multivacinação para atualização da caderneta e contra a poliomielite, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no último sábado (20), vacinou mais de 1,4 mil crianças e adolescentes. O balanço foi divulgado na tarde desta segunda-feira (22) pelo Serviço de Imunização.

Conforme os dados apresentados pelo setor ligado a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (CVS) da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), ao todo foram vacinados 1.467 crianças e adolescentes, sendo 1.121 contra a poliomielite, para crianças entre 1 e 4 anos de idade.  O foco da mobilização era realizar a atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 14 anos, considerando a baixa procura registrada nos últimos anos.

Foram abertos 17 pontos de vacinação, entre unidades de saúde, shoppings e equipe volante, sendo disponibilizados 18 imunizantes que fazem parte da rotina das crianças e adolescentes, assim como as vacinas da Covid-19 e Influenza, que também estavam disponíveis para os adultos. 

Previstas para acontecerem até o dia 09 de setembro, as campanhas são estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal, que tem sido cada vez menor os últimos anos. 

As vacinas disponíveis para as crianças e adolescentes serão: Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOP, Rotavírus, Pneumicócica 10 valente, Menincocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, dTpa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente. 

O imunobiológico que protege contra a gripe poderá ser aplicado em toda a população que tenha pelo menos seis meses de idade. Já o da Covid-19 é ministrado conforme o cronograma, ou seja, quem tem três anos ou mais e não recebeu nenhuma dose da vacina, ou iniciou o ciclo vacinal e já cumpriu o intervalo recomendado pelos fabricantes também será vacinado. 

O reforço da Covid-19 está disponível para quem tem 12 anos ou mais e já tomou a primeira dose há pelo menos quatro meses, assim como a quarta dose, ou segundo reforço, para quem integra um dos seguintes grupos: pessoas com 35 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *