Pesquisa Real Time Big Data: André Puccinelli e Marquinhos Trad estão empatados enquanto Eduardo Riedel cresce
Na disputa pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, os candidatos André Puccinelli (MDB) e Marquinhos Trad (PSD) aparecem tecnicamente empatados, dentro da chamada margem de erro, enquanto que o candidato Eduardo Riedel (PSDB) foi o que mais cresceu em pontos percentuais no comparativo com o levantamento anterior. As informações são do instituto Real Time Big Data, que divulgou nesta quarta-feira (24) o resultado da pesquisa quantitativa do mês de agosto.
Conforme consta, André Pucinelli (MDB) está na dianteira da corrida eleitoral sul-mato-grossense, com 21% das intenções de voto declarados pelos eleitores entrevistados, seguido por Marquinho Trad (PSD), com 18%. Neste cenário, ambos estão empatados dentro da margem de erro.
Na sequência, aparecem: Eduardo Riedel (PSDB), com 14% da preferência do eleitorado, Capitão Contar (PRTB) e Rose Modesto (UB) com 12% cada, e Giselle (PT), 4%. Adonis Marcos (PSOL) e Magno Souza (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8% enquanto que os indecisos são 19%.
De acordo com o instituto responsável pelo levantamento, na comparação com a pesquisa de julho, Pucinelli manteve o mesmo índice de intenções de voto. Trad caiu quatro pontos enquanto que o Riedel apresentou um crescimento significativo de seis pontos percentuais.
Para Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data, a pesquisa mostra que ainda não há uma certeza política em Mato Grosso d Sul. “A disputa ao Governo permanece indefinida. Pucinelli estacionou, Trad recuou e quem mais se aproximou deles foi Riedel, que conta com a vantagem de uma rejeição menor em comparação aos ponteiros”, comentou.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores do Estado do Mato Grosso do Sul, entre os dias 22 e 23 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número MS-06707/2022.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, Pucinelli e Trad aparecem com 12% e 9% das intenções, respectivamente. Nesse cenário, chama a atenção o número de indecisos, que é de 50%. No caso de André Puccinelli, ele tem o maior índice rejeição, com 49%. Trad tem 35%, Capitão Contar, Eduardo Ridel e Rose Modesto, registram 29% cada.
Na pesquisa espontânea não é dada nenhuma alternativa para ser respondida, ou seja: o entrevistado pode citar o nome de uma pessoa X ou Y em quem ela queira votar, fora de qualquer lista.
Senado
O Instituto também apresentou o resultado da pesquisa para o Senado Federal, que esse ano terá uma única vaga em jogo, Neste caso, a candidata Tereza Cristina (PP) ampliou sua vantagem em relação aos demais candidatos. Na pesquisa de julho, ela aparecia com 28% das intenções e agora, em agosto, tem 40%.
Juiz Odilon (PSD) aparece em segundo lugar, com 16%, seguido por Mandetta (União Brasil), que tem 10%, Professor Tiago Botelho (PT), 6%, e Jeferson Bezerra (Agir), 1%. Anizio Tocchio (PSOL) não pontuou. Dos entrevistados, 10% optaram por votar branco ou nulo, enquanto 17 % não souberam responder.