CapitalGeral

Desfile das Forças Armadas vai celebrar os 200 anos da Independência do Brasil em Campo Grande

Da mesma forma como aconteceu com o desfile de aniversário de Campo Grande, o tradicional desfile cívico-militar que celebra o Dia da Independência também voltará a ser realizado na Capital após dois anos de hiato forçado pela pandemia do Covid-19. A programação já está confirmada para acontecer na próxima quarta-feira, dia 07 de Setembro, feriado nacional. A expectativa do Comando Militar do Oeste (CMO), um dos órgãos responsáveis pela organização do evento, é que pelo menos 40 mil pessoas prestigiem o desfile.

Entre os que irão passar pela Rua 13 de Maio estão soldados da Forças Armadas do Exército Brasileiro e servidores ligados diretamente à segurança pública, como policiais militares, civis e federais. Também deverão desfilar alunos de escolas públicas, particulares e militar, além de pessoas atendidas por projetos sociais e instituições.

Conforme a programação, a solenidade festiva começa a partir das 9h no palanque montado no trecho da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio, onde estarão as autoridades máximas do Exército, Governo do Estado, Prefeitura e dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Ao todo, 2.000 militares do Exército Brasileiro deverão passar pela rua central, além disso, pelo menos 30 veículos oficiais, entre viaturas de duas e quatro rodas, caminhões e até blindados serão deslocados para o desfile.

Entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME) que irão desfilar estão alunos das Escolas Municipais Dr. Eduardo Olímpio Machado, Professora Maria Lúcia Passarelli, Professora Oneida Ramas e Dr. Tertuliano Meirelles.

Já entre as forças de segurança, estão confirmados agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros, Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Entre os projetos sociais convidados, estão alunos do ‘Bombeiros do Amanhã’, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, do ‘Florestinha’, administrado pela PMA, e da ‘Cidade dos Meninos’, entre outros.

O último desfile de 07 de Setembro em Campo Grande foi em 2019, na ocasião, cerca de 40 mil pessoas prestigiaram o evento que então aconteceu na Rua 14 de Julho e contou com o total de 109 viaturas militares.

Durante os anos em que o desfile não foi realizado por conta das restrições impostas pela pandemia, a data que celebra a independência do Brasil foi marcada por protestos contra e a favor do presidente da República, Jair Bolsonaro. Para esse ano, que também é marcado pela realização das eleições nacionais, não está descartado a possibilidade de novas manifestações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *