GeralMunicípios

Temporais continuam em boa parte de MS até a manhã de quinta-feira, alerta Inmet

Mato Grosso do Sul está em alerta máximo para a ocorrência de tempestades nas próximas horas. O novo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para a possibilidade de chuvas volumosas, acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 100 km/h pelo menos até Às 10 horas de quinta-feira (22). As áreas em atenção são as regiões Sul, Leste, Central e Sul-Fronteira, que também devem registrar uma queda de até 5°C na temperatura habitual.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, cita o aviso de Perigo Potencial.

A mudança no tempo marca a despedida do inverno e também a chegada da primavera, que é conhecida por ser a estação das flores e também por proporcionar um clima mais quente, com temperaturas altas, especialmente em Mato Grosso do Sul. O equinócio da primavera no Hemisfério Sul ocorre às 22h04min de quinta-feira, quando a chuva forte dá um tempo, mas deve retornar na próxima semana, juntamente com uma nova frente fria.

Em Mato Grosso do Sul, a chuva começou no início da semana, atingindo o Sul e a Fronteira com o Paraguai. Ao longo das últimas horas, a cidade de São Gabriel do Oeste registrou o maior acumulado de chuva em todo o Brasil, com 46 milímetros ontem (20). Além dela, Cassilândia (38,2 mm), Sidrolândia (36,6 mm) e Campo Grande (34,4 mm) foram os municípios sul-mato-grossenses mais chuvosos no dia, segundo os dados do Inmet.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, os ventos atingiram 89,64 km/h em São Gabriel do Oeste na noite de segunda (19) para terça-feira (20). Em Campo Grande, somente na manhã desta quarta-feira foram registrados 12,3 mm de chuva e ventos de até 51 km/h. O Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR) foi fechado temporariamente devido as condições climáticas. A visibilidade do horizonte ficou a 500 metros.

Confira as orientações de segurança

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *