Saiba como consultar o seu local de votação e treine para o dia com o simulador de votos
Reformas, falta de acessibilidade ou demais problemas de infraestrutura forçaram a mudança nos locais de votação de muitos eleitores sul-mato-grossenses para o pleito de logo mais, que acontece no próximo domingo (02).
A mudança de endereço da sessão não desobriga o eleitor de votar e a Justiça Eleitoral já promoveu, antecipadamente, a realocação dos eleitores impactados pelas alterações, que irão votar em outro local seja de modo temporário ou definitivo.
Ainda segundo a Justiça Eleitoral, a orientação é para que o eleitor confira, antes de sair de casa, se o seu local de votação permanece o mesmo. Veja aqui a lista de seções e os locais de votação que sofreram alterações para as eleições de 2022.
Essas informações podem ser consultadas no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e também pelo aplicativo e-Título, que também serve como documento oficial no dia da votação.
O primeiro cargo a ser preenchido na urna é de deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher seu candidato a deputado estadual ou distrital – esse apenas para eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos); para senador (com três dígitos), para governador (dois dígitos) e, por último, para presidente da República (com dois dígitos).
Simulador ajuda a preparar o eleitor
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um simulador de votação na urna eletrônica. Por meio da ferramenta, a eleitora ou o eleitor podem treinar como se estivesse diante de uma urna oficial, mas com candidatos fictícios.
O simulador ajuda, inclusive, reduzir o tempo para votar, evitando longas filas nas seções eleitorais. Isso porque o treino na urna virtual permite maior compreensão, por exemplo, da ordem de escolha dos candidatos durante a votação.
No simulador, os candidatos são todos fictícios, assim como os partidos. As opções são: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore. Clique AQUI e acesse o Simulador de Votação.
Assim como na votação que acontece em outubro (primeiro turno dia 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 de outubro), esse ano o simulador traz novidades em termos de acessibilidade, como inclusão da intérprete de Libras e de tempo de espera de um segundo para a conferência do voto; e de confirmação adicional para o voto de legenda. Além disso, a ferramenta teve uma atualização dos áudios para pessoas com deficiência visual.
A proposta do TSE é fornecer ao eleitor uma experiência de estar diante da urna eletrônica como no dia da eleição, mas respeitando o seu ritmo e permitindo que repita várias vezes o voto, que explore as possibilidades de voto em um candidato, de voto branco, de voto nulo, de voto de legenda e que corrija seu voto quantas vezes forem necessárias.