Operação Eleições 2022 terá 8 mil agentes de todas as forças da segurança pública em MS
Tem início na sexta-feira (30) a Operação Eleições 2022, que contará com um efetivo total de 8 mil agentes da segurança pública, entre policiais militares, civis, rodoviários, bombeiros, entre outras forças estaduais. A ação será deflagrada pelo Centro Integrado de Comando e Controle de Mato Grosso do Sul (CICC/MS), sendo ainda monitoradas e coordenadas em nível nacional pela Secretaria de Operações Integradas, através do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN).
De acordo com as informações da Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), as forças estaduais de segurança estão mobilizadas em todo o Estado para prestar apoio irrestrito à Justiça Eleitoral, “visando prevenir, coibir e reprimir, se necessário for, toda e qualquer ação ou delito que de alguma forma venham a prejudicar o bom andamento das eleições e da ordem pública”, cita a nota informativa divulgada nesta quarta-feira (28).
Entre os delitos que estarão sendo coibidos durante a Operação Eleições 2022 estão possíveis crimes eleitorais, como boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros, além das manifestações, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados. Serão ainda monitorados outros fatores que podem ter impactos nas eleições, como temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.
As ações da Operação Eleições 2022 começaram com o planejamento prévio ainda na última segunda-feira (26) e agora serão intensificadas pelas instituições de segurança pública do Estado, no âmbito de suas competências, no período que antecede as eleições (30), durante a realização do pleito (domingo – 02) e se estende até a finalização da totalização de votos do segundo turno eleitoral, marcado para o dia 30 de outubro.