Guarda Civil da Capital recebe 16 novas viaturas do Governo do Estado para modernização da frota
Foram entregues nesta terça-feira (25) 16 novas viaturas para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Campo Grande, que agora passa a somar 72 veículos renovados ao longo dos últimos cinco anos. A solenidade aconteceu no pátio do Comando Geral da Polícia Militar e contou com a participação da prefeita Adriane Lopes e do governador Reinaldo Azambuja. No evento, também foram entregues 325 novas viaturas para reforçar a segurança pública de todo o Mato Grosso do Sul.
As viaturas entregues são do modelo Sandero Stepway e vão ampliar serviços como o da ronda escolar, conforme explicou o secretário municipal de Segurança e Defesa Social (Sesdes) da Capital, Valério Azambuja. “Campo Grande tem hoje 100% da frota renovada de 2 e de 4 rodas. Com a entregues hoje já são 88 novas viaturas rodando em Campo Grande. O parque foi ampliado para que o município possa colocar 10 viaturas dedicados as rondas nas 96 unidades educacionais, além de duas no gabinete e quatro no setor de inteligência”.
Ainda segundo o titular da pasta, a Guarda Civil Metropolitana tem hoje 1.060 servidores e mais 300 devem se juntar a equipe após tomarem posse em dezembro, com encerramento do curso de formação, que é a última etapa do concurso público que segue em andamento. “Pela previsão 370 vão formar, sendo que 70 ficarão no quadro de reserva”, citou o secretário Valério.
Durante o evento, a prefeita citou que Campo Grande é a capital mais segura do país dentre as que possuí até 500 mil habitantes. “Isso se deve a parceria e a efetividade do trabalho em conjunto. Estamos avançando dia a dia com as ações e essas 16 viaturas que estamos recebendo do Governo vêm reforçar o trabalho que estamos construindo – Governo do Estado e Prefeitura Municipal juntos pelo progresso de Campo Grande e de todos que aqui vivem”, disse.
Das 325 viaturas entregues pelo Governo, 103 ficaram com a Polícia Militar, 74 com a Polícia Civil, 48 com a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), 35 com a Coordenadoria Geral de Perícia, 27 com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), 21 com o Corpo de Bombeiros Militar, 10 com com a SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa), 4 com o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) e 3 com a Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo.