Intenção de consumo dos campo-grandenses aumenta com a Black Friday e a Copa do Mundo
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande teve um pequeno aumento neste mês de novembro, ficando em 99,9 pontos ante os 98,4 do mês anterior, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A justificativa para isso estão nas compras destinadas à Black Friday e também para a Copa do Mundo.
“A Copa do Mundo, a Black Friday e a proximidade com o Natal têm levado os consumidores às compras. Outro fator importante neste aumento é a expectativa do pagamento do 13º salário, que já teve sua primeira parcela paga no último dia 20”, avaliou o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.
A Black Friday 2022 acontece na sexta-feira (25). Tradicionalmente, a promoção é realizada sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro. A promoção foi criada nos Estados Unidos para promover descontos e aquecer o comércio antes do Natal, sendo promovida logo após o ‘Dia de Ação de Graças’ naquele país.
Já a Copa do Mundo começou no último domingo (20) e a Seleção Brasileira faz a sua estreia nesta quinta-feira (24), contra a Sérvia, às 15 horas (MS). O Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF/MS) indicou que o campo-grandense está disposto a investir até R$ 200,00 em artigos para a Copa do Mundo de Futebol. Essa é a intenção de 76,9% das pessoas que responderam a pesquisa, realizada na última semana de forma espontânea e online. A camiseta (89,7%), a bandeira (26,9%) e acessórios (21,8%) são os produtos que estão na mira desse consumidor.
Além disso, contribuem para o aumento na intensão de consumo dos campo-grandenses as contratações de fim de ano, que devem bater recorde dos últimos dez anos, com 2 mil vagas temporárias. No ano passado, por exemplo, a estimativa era de 1,47 mil e o índice pré-pandemia era de 1,3 mil (2019).
Considerando que Campo Grande representa 40% do PIB do comércio e serviços de Mato Grosso do Sul, pode-se estimar que a Capital será responsável por cerca de 800 novas vagas. As maiores contratações devem ocorrer no segmento de hiper e supermercados, seguido pelo setor de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, vestuário e calçados.
“Quando comparamos com o ano anterior, temos um aumento de 500 vagas em Mato Grosso do Sul em relação a 2020, o primeiro ano da pandemia, aproximadamente mil vagas diretas. É um momento muito oportuno para aquela pessoa que está procurando por uma vaga de trabalho e que encontra no emprego temporário uma oportunidade de contratação efetiva”, explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira.