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Acesso ao Porto Santo Antônio já tem 3,5 quilômetros asfaltados e alivia transtornos

Em dias de sol a poeira e com chuva o barro. Essa é a realidade que está ficando para trás na MS-488 – acesso ao distrito de Porto Morumbi, banhado pelo Rio Paraná em Itaquiraí. Iniciada há menos de um ano, a obra já está bem encaminhada ao longo dos 19 quilômetros dos quais 3,5 já estão pavimentados.

O trecho já asfaltado passa em frente a uma comunidade de pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. Ildemar Benites, de 52 anos, mora lá há menos de 1 ano, o suficiente para já ter enfrentado dificuldades de acesso com a estrada de chão. “A gente chegou a ficar várias vezes atolados na estrada dependendo da ajuda de alguém, não foi fácil, mas agora já estamos confortáveis com o asfalto”, disse. “Esse asfalto é muito importante”, disparou Nídia Tamires, de 45 anos, que também mora na comunidade.

Há 25 anos, Ronaldo Garcia Pereira mora em Porto Santo Antônio e vive da pesca.  Em todos esses anos, incontáveis foram as vezes que teve seu veículo danificado pelas condições da estrada. “Choveu aqui é problema. Quando encascalhou deu uma melhorada, mas mesmo assim temos que gastar bastante com manutenção do veículo, sempre tem um problema”, disse.

A pavimentação do acesso não beneficia apenas os moradores do distrito e produtores, mas também quem precisa passar com frequência pela estrada como o caminhoneiro Valdir Andrade, de 42 anos. Toda semana ele transporta gado de uma fazenda da região. “Ajuda muito a gente no embarque de boi das fazendas, é gratificante para nós”, disse sobre a pavimentação da MS-488.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, os relatos do morador, dos pequenos produtores e do caminhoneiro mostram a necessidade de pavimentar rodovias e garantir boas condições de infraestrutura. “Além de tirar o distrito do isolamento, a pavimentação da MS-488 vai garantir desenvolvimento à toda a região e qualidade de vida às centenas de famílias”, afirmou.

Com investimento de R$ 21.737.887,36, a obra teve início em abril deste ano e, além do trecho já pavimentado, a obra continua ao longo da rodovia com serviços de base, terraplanagem e imprimação.

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