Caderno BEntretenimentoGeralGiovanni Dorival

Dançurbana retorna com a ´Temporada Quando Custa?´ com o espetáculo ´Centrípeto´, da Sôma Cia de Dança

Espetáculo revisita trechos de outras criações da companhia convidada e tem classificação livre.

A Cia Dançurbana retorna com a ´Temporada Quanto Custa?´ nesta sexta (26), sábado (27) e domingo (28), às 19h30, na Casa de Ensaio, recebendo o espetáculo “Centrípeto”, da Sôma Cia de Dança. A apresentação de sexta contará com audiodescrição. Esta Temporada conta com o incentivo do Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC/2021), da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Foto: arquivo pessoal de Paulo Oliveira

Com direção de Paulo Oliveira e Rosana Elegda, direção artística de Paulo Oliveira, figurino de Jane Rosa e design de Alberto Eikiti, o espetáculo é estreado por Thayná Moura, Maria Eduarda Peixoto, Maria Eduarda Fraga, Julianna Sarti e Rosana Elegda que em “Centrípeto”, comemoram meia década de atividades da Companhia.

De acordo com Paulo Oliveira, a proposta é celebrar com um espetáculo que revisita trechos de outras criações da Sôma Cia de Dança. “O espetáculo surgiu da ideia de comemorar os 5 anos de existência do grupo! Pensamos em revisitar algumas criações e de alguma forma encontrar coisas em comum entre elas, daí percebemos que a gente fala bastante sobre as relações humanas e mistura essas questões com a própria vida e as experiências das intérpretes”, conta o diretor.

Em “Centrípeto”, o público entrará em contato com imagens coreográficas relacionadas, associadas e modificadas a partir de relações de intimidade, do eu-outro e da solidão. No espetáculo, a estética e a dramaturgia convergem em uma metáfora para as relações humanas. “No espetáculo anterior, que estreamos em 2021, nós homenageamos a Helena Meirelles, investigamos a vida e a obra dela e o espetáculo abriu espaço para gente falar também sobre os desafios da mulher na sociedade contemporânea, em “Centrípeto”, essas questões ainda estão presentes, mas, agora as bailarinas colocam em cena as questões delas mesmas, por isso a intimidade”, explica Paulo Oliveira.

Foto: arquivo pessoal de Paulo Oliveira

O diretor avalia que imersos no caráter subjetivo, as bailarinas e o público irão se comunicar pelo reconhecimento nas cenas representadas encontrando os assuntos de intimidade que estão presentes na vida e na vivência de cada um. “A dança contemporânea tem esse poder, né. A gente fala sobre várias coisas, mas principalmente sobre amor, solidão, angústia! Tudo numa atmosfera intimista e densa, que eu acho que é a característica da estética do grupo”, justifica.

Quanto Custa?

A ´Temporada Quanto Custa?´ tem a dinâmica do pague o quanto quiser e puder pela apresentação; é o público que define o valor. “E o incentivo municipal mantém o nosso posicionamento de reflexão e contribuição voluntária. Você decide o valor que a arte tem para você”, completa Marcos Mattos, diretor da Cia Dançurbana.

Foto: arquivo pessoal de Paulo Oliveira

A política de democratização do acesso e popularização da dança sempre guiou a Temporada em seus 5 anos de realização, possibilitando que muitas pessoas fossem ao teatro pela primeira vez. O grupo entende que as produções artísticas devem estar ao alcance de todos e manterá este propósito a partir do ingresso gratuito disponibilizado nas opções de contribuição na plataforma do Sympla e por meio de parcerias com pessoas físicas, instituições e grupos representativos. Essa questão é pensada nas camadas profundas de desigualdades que assolam a organização do país. Uma reflexão importante do indivíduo para o coletivo.

Para assistir ao espetáculo é só escolher o dia e reservar o ingresso pelo Sympla. Ao reservar o ingresso o interessado pode ou não fazer uma contribuição voluntária pela própria plataforma.

Serviço:

A ´Temporada Quanto Custa?´, da Cia Dançurbana, traz a apresentação do espetáculo ´Centrípeto´, da Sôma Cia de Dança, nos dias 26, 27 e 28 de maio, às 19h30, na Casa de Ensaio (rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambaí). Reservas de ingressos pelo Sympla em www.sympla.com.br/produtor/ciadancurbana. Mais informações pelo site www.dancurbana.com.br/ e pelas redes sociais Fanpage e Instagram.

 

 

 

Com colaboração da Assessoria de Imprensa/Jornalista Isabela Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *