Escritora Rosangela Villa é a terceira homenageada da Luz na Cultura Corumbaense
Por Augusto Samaniego
A Escritora Rosangela Villa da Silva é a terceira homenageada da Luz na Cultura Corumbaense do Circuito de Xadrez que será sábado dia 08 de junho na Praça da Independência em Corumbá a partir das 08h30.
O Clube de Xadrez Corumbá que vai completar 23 anos de sua fundação este ano em parceria com o Grupo ALEC com 52 anos de fundação, vai promover e realizar as etapas de xadrez e os encontros culturais.
Foi lançado no dia 16 de maio no Museu Casa do Doutor Gabi Espaço de Memória, localizada na esquina das ruas Cuiabá e Quinze de Novembro, Centro de Corumbá o livro: “Língua, Literatura e Identidades Culturais da Fronteira Brasil-Bolívia”. A obra, de Rosangela Villa da Silva e Stael Moura da Paixão Ferreira, traz um pouco mais das relações entre os dois países.
As autoras dão vida ao traço mais importante das relações cambiantes e instáveis nos espaços atravessados por esses singulares povos: os fronteiriços, já que os dois países estão atados especialmente pela cultura, o principal objeto que sustenta a pesquisa da qual a obra resulta.
O livro fala sobre cultura nacional na fronteira e aborda sobre um sistema simbólico constituído por “diferenças”, sejam elas étnicas, sociais, econômicas, históricas e geográficas, estabelecendo a criação de identidades a partir das relações inconscientes, ou não, de poder.
Essas identidades são resultado de uma costura híbrida e heterogênea mesmo unificada pela fronteira.
Em cada etapa serão homenageados, poetas e poetisas, artesãos e artesãs, e pessoas envolvidas com a nossa cultura corumbaense.
As etapas de xadrez será disputado com 12 minutos de reflexão para todos os lances, e o sistema de disputa será conforme os números de participantes. A premiação é medalhas do 1º ao 3º lugares personalizadas.
A coordenação técnica está a cargo do árbitro principal Augusto Samaniego e da árbitra auxiliar Mônica Benitiz.
Sistema de Disputa do Circuito Luz na Cultura Corumbaense
A pontuação será conforme da Fórmula 1.
As etapas que tiverem atletas de cidades com 200 km de distância de Corumbá, a pontuação será em dobro.
As etapas que tiverem atletas de cidades com 400 km de distância de Corumbá, a pontuação será tripla.
A etapa final em novembro terá pontuação quatro vezes a pontuação normal.
A grande final da Luz na Cultura Corumbaense a princípio será no Fórum de Corumbá culminando todos os projetos envolvidos pelo Clube de Xadrez Corumbá.
Maiores informações podem ser obtidas com o professor e colunista Augusto Samaniego +55 67 99608-0804.