FETEMS sedia lançamento das candidaturas de Edinho Silva à presidência nacional do PT e Vander Loubet à presidência estadual do PT/MS
Na manhã deste sábado (17), a sede da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), em Campo Grande, foi o palco do lançamento oficial das candidaturas de Edinho Silva à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e de Vander Loubet à presidência estadual da sigla. O encontro reuniu militantes, lideranças e apoiadores do partido e teve como pauta principal o fortalecimento da legenda e o alinhamento de estratégias rumo às eleições de 2026.
Recém-lançado como candidato à presidência nacional do PT, Edinho Silva destacou a importância do processo democrático interno do partido. “Estou muito feliz de estar aqui. Esse é o primeiro estado que visito após registrar minha candidatura. O processo que estamos vivendo é parte da tradição do PT: debate de propostas, escolha direta dos dirigentes pela base”, afirmou.
Edinho também ressaltou o papel estratégico de Mato Grosso do Sul para o projeto nacional do PT, principalmente no campo agroindustrial. “Qualquer projeto agroindustrial passa pelo Mato Grosso do Sul. O presidente Lula já lançou um Plano Safra que ultrapassou R$ 500 milhões e, este ano, será mais de R$ 600 milhões. Lula é o presidente que mais trabalhou para a indústria brasileira”, pontuou.
A eleição interna do PT (PED – Processo de Eleições Diretas) está prevista para os próximos meses, e os pré-candidatos reforçaram o compromisso com a escuta das bases e a construção de consensos. A expectativa é que, até junho, o partido defina sua posição quanto à permanência na base do governo estadual, enquanto organiza suas estratégias para 2026, com foco na reeleição do presidente Lula, no crescimento da bancada federal e na reconquista de espaços no Senado.
Evento em Campo Grande marca início de mobilizações internas do partido para as eleições de 2026 e reforça papel estratégico do MS no cenário nacional
Professor Jaime Teixeira, presidente da FETEMS
O presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, foi um dos anfitriões do evento e destacou a unidade em torno da candidatura de Vander Loubet ao diretório estadual do PT.
“Foi um grande esforço, e eu quero parabenizar o Vander pela sua liderança e por conseguir construir uma chapa única. Ele é o grande consenso e a gente vai fortalecer muito o nosso partido para 2026. Esse é o grande legado que sai desse PED agora”, afirmou Jaime.
Além da movimentação interna no PT, Jaime também comentou sobre a próxima eleição da FETEMS. “Vamos ter uma grande disputa. Hoje, temos duas chapas concorrentes. A minha vice-presidente, professora Deumeires Morais, é a candidata da Chapa 1 e é majoritariamente apoiada pelos sindicatos municipais do interior. É uma disputa democrática entre os 23 mil trabalhadores da educação. A eleição será no dia 2, e acreditamos que a FETEMS seguirá forte”, declarou.
Vereador Landmark Rios (PT)
O vereador de Campo Grande Landmark Rios também esteve presente e falou sobre a mobilização para o PED.
“O PED gera uma grande expectativa aqui na capital. Estamos mobilizando todos os nossos filiados. A eleição em Campo Grande acontecerá na Escola Vespasiano Martins, com apoio à candidatura do deputado Pedro Kemp para o Diretório Municipal, Vander Loubet para o Diretório Estadual e Edinho Silva para a presidência nacional”, explicou.
Segundo Landmark, o momento é de renovação e debate. “Acreditamos que essa nova direção terá um papel estratégico nas eleições presidenciais. Lula é nosso candidato e precisamos preparar o partido para essa grande disputa.”
O vereador também comentou o andamento da CPI do Consórcio Guaicurus, que investiga irregularidades no transporte coletivo de Campo Grande. “Ainda há muitas oitivas e agendas marcadas. Estamos vigilantes e participando ativamente. É uma resposta que precisamos dar aos nossos usuários e também aos trabalhadores do transporte coletivo”, concluiu.
Com o lançamento das candidaturas e a intensificação das articulações internas, o PT/MS entra em uma nova fase de organização política, buscando fortalecer suas bases e projetar lideranças para os próximos desafios eleitorais.
Informações: A Crítica
Entrevista: Marcelo Nogueira
Foto: Rafael Rodrigues