Inmet coloca todo o MS em alerta para temporal e queda na temperatura até o fim de sexta-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de temporal para Mato Grosso do Sul pela terceira vez neste semana. Agora, a chuva deve persistir até a manhã de sexta-feira (19). Além disso, também entra em vigor o aviso meteorológico para a ocorrência de uma onda de frio, que vai derrubar os termômetros nas próximas horas no Estado.
Em Campo Grande, a chuva começou por volta das 15 horas de terça-feira (16), quando uma forte ventania atingiu a cidade, provocando uma nuvem de poeira e causando uma série de estragos por passou, como queda de árvores, destelhamento de casas, entre outros.
Os meteorologistas explicam que uma forte frente fria entrou no Sul do Brasil estimulando a formação de grande quantidade de nuvens carregadas, com potencial para temporais. Esta frente fria avança no decorrer desta quinta-feira aumentando as condições para chuva em Mato Grosso do Sul.
Além da chuva, esta frente fria traz uma intensa massa de ar frio que vai causar uma queda a muito acentuada da temperatura a partir da sexta-feira.
Alertas para chuva
Nos avisos do Inmet, o primeiro é válido até às 23 horas de hoje, abrangendo a maior parte do Estado, do sul até o sudoeste, passando ainda pelo leste, Grande Dourados, Sul-fronteira e central.
A chuva será entre 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h, além de ocorrência de queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já o segundo aviso é para a partir das 21 horas de hoje e segue até 11 horas de sexta-feira, abrangendo a faixa do norte, pantanal, bolsão e parte do centro.
Queda na temperatura
Sobre a onda de frio, o Inmet coloca em alerta todo o extremo sul e a fronteira-sul com o Paraguai em alerta para queda de até 5ºC na temperatura média ao longo dos próximos três dias.
Há ainda um outro alerta, também para declínio na temperatura, e que afeta quase todo o Estado a partir das 15 horas de hoje até às 23 horas de sexta-feira. A previsão aponta para redução de mais de 5ºC nos termômetros, colocando a saúde em risco.
Orientações
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).