Consórcio Guaicurus pede o fim da obrigatoriedade das máscaras no ônibus
Alvo de muita reclamação desde quando passou a vigorar, a obrigatoriedade do uso da máscara dentro dos ônibus em Campo Grande pode ser extinta nos próximos dias. Isso porque o Consórcio Guaicurus, coletivo de empresas de viação que administra o transporte público da cidade, entrou com pedido junto a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para desobrigar o objeto de proteção facial.
Atualmente, o uso da máscara é facultativo para ambientes considerados abertos e alguns locais fechados, mas ainda é obrigatório dentro de unidades de saúde e nos próprios ônibus, onde há muita aglomeração de pessoas. No entanto, segundo a diretoria do Consorcio, muitos usuários não fazem o uso correto do objeto mesmo com os motoristas pedindo e informando sobre a obrigatoriedade, o que tem provocado conflitos.
Segundo a diretoria, um ofício foi encaminhado para a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande), usando como argumento o alto índice de vacinação em Mato Grosso do Sul, bem como a queda no número de casos novos e de mortes. Outro ponto citado pelo consórcio foi a recente desobrigação do uso de máscaras nos aeroportos, definida na quarta-feira (17) em todo o Brasil. A Agetran ainda não se manifestou sobre o pedido.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES), em sete dias foram registradas 2.551 novos casos da doença e 24 mortes. Atualmente, 45 pessoas estão hospitalizadas, sendo 32 em leitos clínicos e 13 em leitos de UTI. Outras 2.950 estão em isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, em 2020, já são 572.030 casos confirmados, com a média móvel de 364,4, e 10.771 mortes, com média móvel atual de 3,4.
Ainda segundo o Consórcio Guaicurus, desde essa quinta-feira (18) os usuários do transporte coletivo da Capital já podem recarregar seus cartões eletrônicos através do pagamento via PIX, modalidade de transferência bancária eletrônica e instantânea.
O mecanismo só é permitido através do aplicativo do Consórcio Guaicurus. Após ser feito o pagamento, em minutos os créditos da passagem ficam disponíveis no cartão.
Além disso, fazendo a compra pelo aplicativo é possível recarregar R$ 20,00 e ganhar R$ 10 de bônus, mais 5% em cashback. Ainda não é possível fazer a compra de passe por PIX diretamente nos terminais de ônibus e pontos de revenda.