Bancada federal de MS tem mudanças; confira quem são os deputados federais eleitos
A bancada federal de Mato Grosso do Sul sofreu significativamente com a renovação de seus oito integrantes atuais. Ao todo, quatro deputados federais conseguiram se reeleger para uma próxima legislatura. Dos outros quatro que estão ingressando agora, apenas três irão estrear em Brasília.
O candidato mais bem votado foi Marcos Pollon (PL), que conseguiu somar mais de 103 mil votos. Bolsonarista e advogado, o mais novo deputado federal por Mato Grosso do Sul é reconhecido nacional e internacionalmente como especialista na legislação de acesso as armas de fogo no Brasil. Essa foi a primeira eleição que ele disputou em toda a sua vida.
A outra grande novidade na bancada é a atual vereadora de Campo Grande, Camila Jara (PT). Uma das grandes lideranças jovens do partido, Camila ganhou notoriedade nas eleições municipais de 2020 por estar envolvida com movimentos sociais e, principalmente, pelo engajamento pelas redes sociais. Com 27 anos, ela será a mais nova do grupo político estadual em Brasília.
A terceira novidade para a próxima legislatura federal é o ex-secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende (PSDB). Ele retorna para a Câmara Federal, já que esteve como deputado federal em 2011 a 2014, quando foi eleito pela primeira vez ao cargo. Depois disso, foi reeleito em 2014 e atualmente era suplemente. Considerado um político experiente, Geraldo deve militar em prol da saúde pública e trazer representatividade para o sul de MS.
Já os candidatos reeleitos foram Beto Pereira (PSDB), Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB) e Luiz Ovando (PL). O grande destaque foi a derrota do deputado federal Fábio Trad (PSD), que fazia parte da atual legislatura.