Episódio mais marcante de 2022 em Dourados, trânsito na rua Hayel Bon Faker está liberado
Foi encerrado neste sábado (29) um dos capítulos mais marcantes do ano em Dourados. Após sete meses de interdição, o trânsito na rua Hayel Bon Faker foi novamente liberado, facilitando o deslocamento da região norte até o centro da cidade. O local estava bloqueado desde o dia 18 de março, quando uma forte chuva fez o Córrego Laranja Doce transbordar levando o asfalto e deixando uma enorme cratera no trecho.
Para solucionar o problema de uma vez por todas, a Prefeitura Municipal investiu alto e construiu uma ponte. A ordem de serviço foi assinada no dia 30 de junho, após estudos técnicos que indicaram a melhor alternativa para a situação corriqueira na região. “A empresa contratada avaliava que uma obra assim poderia levar até nove meses e essa está sendo concluída, desde a ruptura, estudo, projeto, documentação e execução em apenas sete meses, faltando agora apenas o acabamento, trabalho que deve ser concluído em até duas semanas, mas que não impede o tráfego no local”, avalia Luis Gustavo Casarin, secretário Municipal de Obras Públicas.
O trânsito foi liberado neste sábado, facilitando a vida dos moradores da região do bairro Jardim Europa, que precisavam desviar o caminho para chegar ao centro da cidade. “Com a conclusão da ponte, do asfaltamento e da iluminação não tínhamos porque não liberar e desafogar outras vias, como a avenida Presidente Vargas. Um investimento de mais de R$ 2,3 milhões de recursos da Prefeitura de Dourados que temos a certeza de que valeu a pena”, comemorou o prefeito Alan Guedes.
João Vítor Antônio, engenheiro da Matpar, empresa responsável pela obra, afirmou que a ponte foi projetada para suportar até 45 toneladas por eixo. “Essa ponte é classe TD-45, projeto utilizado para rodovias, pode passar caminhões, é muito bem reforçada para não ter mais problemas”. A ponte tem a pista de rolamento para os veículos e também uma faixa ampla de pedestre. “Deixamos uma medida até um pouco acima da média, para que os pedestres possam passar com total segurança”, completou.