Veja como foi o treinamento contra o ‘novo cangaço’ em Ponta Porã
Ruas e avenidas de Ponta Porã foram interditadas na noite de quarta-feira (23) enquanto um grupo de bandidos roubava a agência bancária da cidade. Na ação, os criminosos estavam fortemente armados, davam tiros para o alto e fizeram até mesmo civis como escudos humanos. Mas não se assuste, embora a descrição seja autêntica, a ocorrência em pauta era falsa. Tudo não passou de um treinamento promovido pelas forças de segurança de Mato Grosso do Sul para capacitar os policiais locais diante de um possível assalto na modalidade chamada de ‘novo cangaço’.
O treinamento chamou a atenção dos moradores, que puderam acompanhar a tudo de perto. Organizado pelo Bope (Batalhão de Operações Especiais) em parceria do 4º Batalhão da PM, o treinamento tem por finalidade preparar as forças policiais para situações emergenciais decorrentes de ações criminosas contra instituições financeiras. Para estar o mais próximo possível de uma situação real, um cenário foi montado e contou até mesmo com disparos de armas de fogo carregadas de festim, explosões e tomada de reféns.
O Plano de Defesa foi desenvolvido por especialistas da PM e envolveu toda a estrutura operacional da polícia, além da integração com outras instituições como a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, Bombeiros, Associação dos Comerciantes e outros colaboradores civis. O foco foi preparar para uma ação do ‘novo cangaço’, modalidade de crime praticado por grupos criminosos que geram pânico e medo na população. Em alguns locais, resultaram em mortes, entre policiais e a população local.