Copa do Mundo: com gol de Casemiro, Brasil vence a Suíça e se garante nas oitavas de final
Aquele ditado popular ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’ traduz exatamente como foi jogo entre o Brasil e a Suíça nesta segunda-feira (28), no Estádio 974, pela segunda rodada da Copa do Mundo do Qatar. A Seleção venceu por 1 a 0, após 90 minutos de um confronto amarrado e de poucas emoções. O gol do jogo foi marcado por Casemiro, já no segundo tempo.
Na história do mundial, essa foi a primeira vez que a Seleção Brasileira venceu a Suíça, mas é também apenas o terceiro confronto. Nas outras duas vezes que as equipes tinham se enfrentado ficaram no empate. Em 2018, as equipes ficaram no 1 a 1.
Na próxima rodada, o Brasil enfrenta o Camarões e pode até mesmo perder que mesmo assim avança para a fase seguinte. O jogo será na sexta-feira (02), às 15 horas (MS). No mesmo dia e horário, jogam Sérvia e Suíça em um duelo que deve definir o segundo classificado do grupo.
Nas oitavas de final, o Brasil vai encarar o classificado do Grupo H. Se terminar da maneira em que está, em primeiro lugar, a nossa seleção enfrentará o time que ficar em segundo lugar naquele grupo, que hoje é ocupada pelo Gana. Se por ventura encerrar a fase de grupos na segunda colocação, o Brasil pegará aquela que avançar na primeira colocação do Grupo H, atualmente Portugal.
O jogo
Diante de um time suíço totalmente retrancado e com a marcação forte, o Brasil teve dificuldades para encontrar espaços e chegar à meta. Pelo lado brasileiro, faltou velocidade e criação dentro do meio de campo, o que deixou o confronto bem amarrado e com poucas chances reais de gol.
Sem o jogador principal da equipe, Neymar, e também sem o títular Danilo na lateral, o técnico Tite apostou em Fred e Eder Militão, o que mudou o sistema do time com relação ao primeiro jogo, quando venceu a Sérvia por 2 a 0.
O primeiro tempo foi amarrado e a melhor oportunidade foi com Vini Júnior, mas não finalizou em cheio. A Suíça teve mais posse de bola, porém, só conseguiu chegar ao gol uma única vez.
O Brasil conseguiu balançar as redes somente aos 20 da etapa seguinte, com Richarlison. Porém, o tento acabou anulado por impedimento na origem da jogada.
A pressão brasileira persistiu e, aos 37, Marquinhos abriu com Vini Jr. pela esquerda, que cortou para o meio até chegar em Rodrygo. Ele, de primeira, encontrou Casemiro livre que pegou de trivela e enfiou uma bomba Sem chances para o goleiro suíço Sommer.