Geral

Lideranças indígenas se reúnem na capital para debater sobre o atendimento da Funai de MS

Lideranças do Estado de Mato Grosso do Sul se reuniram na manhã desta quinta-feira (02) em Campo Grande para debater sobre a falta de assistência aos povos indígenas. As pautas levantadas foram: falta de medicação, falta de combustível para as aldeias, aumento de viaturas para atender a comunidade indígena, documento com reivindicações protocolado em junho e que deveria ser atendido até o mês de setembro.

No segundo momento da reunião, a discussão foi acerca do tratamento dado pela atual coordenadora da Funai-MS, Tatiana Marques. Os líderes reclamam que o atendimento mudou para pior. Na lista de reclamações, estão que a Tatiana Marques dificulta o acesso dos indígenas ao próprio prédio da entidade; utilizou verba para colocar segurança (algo em torno de R$700.000,00), valor que poderia ser utilizado para melhorias das comunidades; reunião apenas com hora marcada, com no mínimo 15 dias de antecedência; utilização de segurança armada para atender os indígenas; e principalmente, falta de diálogo com as lideranças e comunidades indígenas.

Para encaminhar as reivindicações e tratar das próximas ações, outra reunião ficou marcada para segunda-feira (06) afim de definirem as ações futuras do grupo. Com o fechamento da pauta, os caciques pretendem viajar até Brasília para uma conversa com o presidente nacional da Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, com objetivo de apresentar o documento elaborado e assinado por todas lideranças do Estado com as principais demandas discutidas até o momento.

Estiveram na reunião: Marcelo – etnia Ofaye – Cacique de Brasilândia; Antônio da Silva – Cacique Aldeia Limão Verde de Aquidauana; Messias Dias – Cacique Aldeia Córrego do Meio de Sidrolândia; Claudemir Jorge – Cacique Aldeia Água Azul de Dois Irmãos do Buriti; Ana Batista – Cacica Aldeia Tereré de Sidrolândia; Paulo Márcio Amorim – Cacique Aldeia Córrego Seco de Aquidauana; Juscelino Custódio Mamede – Presidente do Fórum dos Caciques; Aldenir Júlio – Cacique Aldeia Babaçú de Miranda; Elielso Basílio – Cacique Aldeia Nova Tereré de Sidrolândia; Elcio Terena – Secretaria de Governo – Município de Campo Grande; Jânio Reginaldo – Liderança Indígena de Dois Irmãos do Buriti. Os representantes são oriundos de Brasilândia, Miranda, Aquidauana, Dois Irmão do Buriti, Sidrolândia e Campo Grande

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *