Senadora sul-mato-grossense Simone Tebet é lançada como pré-candidata à presidência do Brasil
A senadora sul-mato-grossense Simone Tebet se tornou oficialmente pré-candidata à presidente do Brasil pelo MDB nesta quarta-feira (08). O evento de lançamento da campanha aconteceu em Brasília (DF), em um hotel, e reuniu diversas lideranças políticas e partidárias.
Em seu discurso, Simone disse que se faz política “no coletivo” e que “ninguém faz nada sozinho”. Ela afirmou também que o país precisa de uma “nova arquitetura política” e que esta deve ser a missão dos “democratas” do MDB e dos demais partidos.
“Enquanto nos lares faltam cidadãos brasileiros, na rua temos o cenário da indigência total. A nossa missão clama por urgência e é urgente”, acrescentou.
Simone Tebet disse ainda que a atual política ambiental do governo é “desastrosa” e que o governo não tem plano de desenvolvimento para o país.
“O governo que aí está cria crises artificiais, mas é mais grave do que isso: promove a discórdia, a polarização. Numa única palavra, quer aniquilar as minorias”, completou.
Tebet não disse o nome de quem será o seu vice na chapa, mas deu a entender que o nome virá de outra legenda.
“O mais importante é que a presença deles [representantes de outros partidos no evento] mostra que estamos unidos num único ideal: o de garantir sempre a democracia, que nós possamos avançar em políticas públicas para garantir um novo rumo ao país. A presença deles aqui mostra exatamente isso: que nós temos as nossas divergências, mas nós vamos convergir num projeto maior logo na frente”.
Durante o lançamento da pré-candidatura, foi exibido um vídeo do ex-presidente Michel Temer (2016-2018) no qual ele afirmou que o MDB deve pregar a “harmonia” do país.
“Sugerir aos colegas e amigos do MDB que preguem a pacificação do país, preguem a harmonia do Brasil. O povo brasileiro quer isso. Tenho absoluta convicção de que o povo não quer pessoas que dividem o país. Nós, do MDB, sempre pregamos isso e espero que a senadora Simone continue nessa linha, que é fundamental para revelar a história do MDB, as posições do MDB”, afirmou Temer no vídeo.
Entre os presentes estavam o presidente do MDB, Baleia Rossi; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; além dos governadores do MDB Helder Barbalho (Pará) e Ibaneis Rocha (Distrito Federal). Os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do União Brasil, Luciano Bivar, também compareceram, e o Cidadania enviou um representante.
Além de Simone Tebet, outros 20 nomes também estão listados como pré-candidatos para a presidência da República nas eleições de 2022. Entre os principais está o atual e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT).
Currículo
Simone Tebet é filha de Ramez Tebet, ex-presidente do Senado e do Congresso.
Ela já foi deputada estadual, vice-governadora do Mato Grosso do Sul na segunda gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB) e prefeita de Três Lagoas (MS).
Em 2014, foi eleita para o primeiro mandato no Senado. Formada em direito, a senadora foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Casa.
Nas últimas eleições estaduais, em 2018, teve o nome colocado como substituta de André Puccinelli para concorrer ao Governo do Estado que, por sua vez, havia sido preso por desdobramentos da Operação Lama Asfáltica, que apura desvios de recursos e favorecimentos em sua gestão.
Na época, ela recusou disputar o cargo alegando ‘motivações pessoais’.
MDB de MS orgulhoso
O lançamento da candidatura de Simone Tebet para a presidência da República levou uma comitiva emedebista sul-mato-grossense para Brasília para acompanhar o evento e prestigiar a conterrânea.
Participaram do evento o presidente do partido no Estado, Junior Mochi, o ex-governador André Puccinelli, ex-senador Waldemir Moka, o presidente municipal do MDB de Campo Grande Ulisses Rocha, deputado estadual Renato Câmara, além do secretário de Governo, Eduardo Rocha.
Com a confirmação de Simone Tebet para a presidência, André Puccinelli deve ser o candidato da legenda para o Governo do Estado em 2022.