MS registra o 1º óbito por gripe A H3N2
A secretaria estadual de Saúde (SES) confirmou o 1º óbito causado pelo vírus influenza A H3N2 no Mato Grosso do Sul, em 2021. A vítima era um homem, de 21 anos, estava internada no Hospital Regional e morava em Campo Grande. O óbito foi confirmado nesta terça-feira (28).
A informação sobre o óbito foi repassada por meio da publicação do Boletim Epidemiológico da Influenza publicado nesta terça. Conforme nota divulgada pela SES, o jovem deu entrada no CRS Nova Bahia no dia 20 de dezembro e veio a óbito no dia 21 de dezembro. O paciente não apresentava histórico de comorbidades.
O resultado do sequenciamento genômico da amostra da vítima identificou que a linhagem é a mesma já confirmada em surtos recentes registrados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
O diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, destacou que este momento não é para pânico. O representante da secretaria disse que em 2020 foram 8 óbitos em decorrência do vírus.
Vacina e prevenção
A vacinação contra Influenza segue disponível em Mato Grosso do Sul, nos municípios que ainda possuem doses em estoque. Todas as pessoas acima dos seis meses de idade podem receber o imunizante.
As medidas de prevenção são as mesmas das recomendadas ao coronavírus: uso de máscaras, distanciamento interpessoal, ventilação de ambientes e vacinação.
*Por G1 MS