Ex-combatente da FEB e ex-PM, Januário Maciel morre aos 100 anos em Dourados
Morreu nesta segunda-feira (02), em Dourados, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Januário Antunes Maciel. Ele tinha 100 anos de idade e era o último sobrevivente do grupo militar que lutou na II Guerra Mundial em 1944 e 1945.
Ele era filho de pai gaúcho e mãe argentina e bisneto de italianos. Natural da cidade de Ponta Porã, nasceu em 1922 e, aos 22 anos (1944), integrou como voluntário o 1º Regimento de Infantaria, conhecido por Regimento Sampaio, acreditando que as coisas pudessem ficar melhores com a eventual vitória militar na Europa.
Januário foi para a reserva da FEB, no Depósito de Pessoal, mas poucos dias após o desembarque foi mandado como recompletamento de tropa para o 1º Regimento de Infantaria, que vinha desfalcado desde o começo de dezembro, quando realizou os primeiros ataques sem sucesso ao Monte Castello.
Como todo o exército nacional, enfrentou o frio do inverno italiano. Em fevereiro de 1945, participou da tomado do Monte Castello. Em seguida, foi para La Serra, quando os alemães tentaram retomar a posição perdida e foram barrados em um combate noturno.
Foi a sua última participação na grande guerra. Retornou para casa como herói e entrou para Polícia Militar, onde serviu por mais de 30 anos na corporação. Ele ela 2° Tenente do Exército Brasileiro e 3°SGT PMMS. No dia 10 de janeiro havia comemorado 100 anos de idade e foi homenageado pelo Exército Brasileiro.
“Ele era o último pracinha da FEB ainda vivo e honrou até o último dia da sua vida, sua farda e sua história junto a Força Expedicionária Brasileira. Fica o pesar pela perda e a alegria e admiração por seus feitos em vida que serão eternizados em nossas mentes e corações”, afirmou a PM em nota de pesar. De acordo com as informações, o velório será na igreja Deus é Verdade. A causa da morte não foi confirmada.