GeralMunicípiosPantanal

Fogo continua no Pantanal de MS e atinge agora regiões do Abobral e Nabileque

Os trabalhos de combate aos focos de incêndio no Pantanal de Mato Grosso do Sul continuam neste final de semana. De acordo com o Corpo de Bombeiros, através da Operação Pantanal 2022, novos pontos de calor foram identificados na região do Abobral, mesmo local onde estava sendo feito o rescaldo até a sexta-feira (15), após um incêndio de grandes proporções ter sido controlado pelos militares.

Neste sábado (16), as equipes da GCIF (Guarnição de Combate a Incêndio Florestal) estão atuando na área e também na região do Nabileque, onde é registrado outro grande incêndio florestal. No caso do Abobral, o fogo recomeçou devido a mudança do vento diante da aproximação de uma nova frente fria, prevista para os dias 17 e 18 deste mês.

Fogo continua no Pantanal de MS e atinge agora regiões do Abobral e Nabileque
Bombeiros estão distribuídos nos pontos onde focos se alastram (Foto: Corpo de Bombeiros)

Já no Nabileque, mais precisamente na área da Baía do Jacadigo, desde a noite de quinta-feira (14) acontecem as ações para conter o fogo. Duas equipes GCIF estão no local. Também há uma equipe combatendo os focos próximos das fazendas Castelo e São Sebastião, que também foram atingidas pelo fogo. Ao todo, são 24 militares nesta linha de frente.

Ainda de acordo com os Bombeiros, nessa região atingida pelo fogo no Nebileque existem vários animais silvestres que estão em perigo, como cobras, jacarés, entre outras espécies. Inclusive, uma sucuri foi resgatada pelos militares tentando escapar das chamas.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que nas regiões de Corumbá e Porto Murtinho há registro de mais de 18 mil hectares de vegetação já devastadas pelas chamas, sendo 10,5 mil hectares somente na região do Abobral.

A cidade de Corumbá é o município brasileiro com o maior número de focos de queimadas em 2022, com 483 focos desde o início do ano. Só na primeira quinzena de julho foram 92 pontos de calor registrados na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *