GeralPolítica

Senadora Tereza Cristina tem fazenda desocupada após intervenção da polícia militar

Na madrugada deste domingo (30), grupo de invasores do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram a área de reserva legal da Fazenda Santa Eliza, localizada no município de Terenos-MS, que pertence à família Corrêa da Costa. A fazenda pertence ao espólio de Maria Manoelita Corrêa da Costa, mãe da senadora Tereza Cristina (PP). No local, o grupo montou um acampamento.

Conforme o advogado da família da senadora e ex-ministra da Agricultura, Brenner Lucas Dietrich Espíndola, o grupo que invadiu a fazenda diz ser do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). “Eles adentraram à área de reserva legal da propriedade e lá fincaram uma bandeira do MST”, conta o advogado. “Estamos desde a manhã desta segunda nesta envolvidos nisso”, admitiu.

De acordo com Brenner, a fazenda de 1,3 mil hectares é “extremamente produtiva”. Nela há uma área de confinamento arrendada para o grupo JBS, e também outras áreas arrendadas para produtores do Estado, como por exemplo para a família Schlatter, de Chapadão do Sul, entre outros produtores.

Foi apurado que o governador Eduardo Riedel (PSDB) já foi informado da ocupação. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Militar Ambiental já estão no local.

Uma mulher que participa da ocupação teria sido detida para prestar esclarecimentos. Ainda não há a confirmação se o motivo seria esbulho possessório (quando se tenta invadir uma propriedade privada) ou por crime ambiental (há relatos que os sem-terra tirararam parte da reserva para montar o acampamento).

A fazenda foi desocupada

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, informou, agora há pouco, que a Fazenda Santa Eliza, que pertence a sua família e está localizada no município de Terenos (MS), já foi desocupada pelos trabalhadores rurais sem-terra após a intervenção da Polícia Militar.

“Na madrugada deste domingo (30), um pequeno grupo de invasores sem-terra tentou ocupar a fazenda da família da senadora Tereza Cristina (PP-MS), localizada em Terenos (MS), a 25 quilômetros de Campo Grande. Eles se retiraram ainda pela manhã, pacificamente, após intervenção da Polícia Militar”, trouxe nota da assessoria de imprensa da senadora.

Tereza Cristina confirmou que os invasores já foram retirados do local, sem nenhum dano à propriedade. “A polícia já retirou todos pacificamente, não houveram danos à propriedade, tudo calmo”, comentou.

A senadora informou que ainda é muito cedo para informar se houve ou não motivação política por trás da invasão, e que a polícia será responsável por tomar ações contra os invasores da terra.

De acordo com informações da Polícia Militar de Terenos, foi identificado um grupo de oito pessoas na qual duas se apresentaram como líderes do acampamento Fênix.

Segundo a PM, o grupo não chegou a invadir permanentemente a propriedade. “A PM foi acionada e chegando ao local, foram identificadas oito pessoas e duas se denominaram líderes do acampamento Fênix”, informou a PM.

 

Fontes: JD1, Correio do Estado e CG Destak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *