Obra inspirada em Manoel de Barros é atração do teatro Aracy Balabanian
Homenagem ao eterno poeta promete encantar e surpreender o público neste fim de semana
No próximo final de semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2025, Campo Grande terá a oportunidade de assistir ao espetáculo, MANUAL DE BARRO II – Concerto a Céu Aberto Para Solos de Objeto. De Marcos Moura.
Inspirada nos poemas de Manoel de Barros, a Arte Riso Companhia de Animação traz ao palco do teatro Aracy Balabanian, um espetáculo surpreendente seguindo os conceitos do teatro de animação. A Cia desenvolveu pesquisa de linguagem e identificou o universo imagético da poesia. Concluiu ser o teatro de formas, a melhor maneira de exprimir as imagens da poesia, para recriar um universo que valoriza o imaginário coletivo, utilizando-se para isso, de personagens recorrentes em sua poesia. Isto é o que se evidencia em “MANUAL DE BARRO” (sem palavras) que estreou em dezembro de 2006 e MANUAL DE BARRO II – Concerto a Céu Aberto Para Solos de Objeto. Este espetáculo foi contemplado pelo 1º Prêmio Ipê de Teatro 2021, teve estreia em 2022.

Agora no palco do teatro Aracy Balabanian que foi todo reformulado, a peça dirigida por Marcos Moura, MANUAL DE BARRO II – Concerto a Céu aberto Para Solos de Objeto, que é a sinfonia de um mesmo tema mostrado pela simplicidade da criança que enfoca o poema e transvê o mundo, mostrando um caminho de fantástica e feliz transfiguração da vida, que pelo devaneio e onirismo, permitirá vivenciar a relação entre avô e neto, que está no inconsciente coletivo e se manifesta com relação à vida, mostrando que a morte do avô deixa de ser um sofrimento ou uma perda, para ser assumida como a realização poética de um grande desejo de transformação e descoberta de outros horizontes, a partir do legado deixado, um caderno de apontamentos. Um espetáculo sobre a primeira e a terceira infância, talvez sobre outras, mergulhando no universo de um menino que vê tudo poeticamente.
Com atuações dos Atores Animadores Marcos Moura e Stepheen Bayllon que também responsável pela luz do espetáculo e produção executiva e contrarregra de Claudia Rayol, a peça conta com a direção musical de Antônio Porto.

O espetáculo não se utiliza das palavras e destaca uma variante da técnica japonesa “bunraku” (manipulação direta), na qual um boneco é manipulado por vários atores que ficam atrás de um balcão, vestidos com roupas pretas sobre um fundo preto, dando à peça a magia que é inerente ao manipulador. A imagem que “MANUAL DE BARRO II” proporciona, é a experiência do espelhamento e da reversão, como se as retinas da plateia fossem desdobradas e saíssem de suas próprias órbitas para pousar no avesso da cena vista.
O Concerto a Céu Aberto Para solos de Objeto, terá duas sessões no Teatro Aracy Balabanian: `as 16h e às 19h, nos dia 22 e 23 de fevereiro de 2025, com ingressos antecipados no Sympla.